TDC
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O labirinto jurídico é um exemplo de cidadania?

Ir para baixo

O labirinto jurídico é um exemplo de cidadania? Empty O labirinto jurídico é um exemplo de cidadania?

Mensagem por Cimberley Cáspio Ter 6 Mar - 19:59

Cimberley Cáspio
O labirinto jurídico é um exemplo de cidadania? Images?q=tbn:ANd9GcTFIM3RPvO4H1ZFp3cY96hTkhBMs5CJD73c2rUsczAh6r-lOPgN
Imagem: culturacaipira.com

 
O julgamento de Lula está dando uma confusão na cabeça do mais simples brasileiro. Que deve perguntar: se o homem é criminoso, por que não prende? O que está acontecendo? Se foi condenado por que não está preso? Se fosse um Zé Galinha já estaria preso há muito tempo e sem recurso, amontoado numa cela imunda com 20, 30 ou mais presos de uma só vez.


O recurso de um preso pobre, ainda mais se for preto, muitas vezes fica esquecido no tempo, enquanto “o paciente” amarga mais e mais anos no cárcere. Até a palavra mudou, não é mais réu, é “paciente”. Réu é pra pobre, paciente é pra rico? Só uma pergunta.


O julgamento de Lula está fazendo o brasileiro mais simples descobrir caminhos na justiça que jamais imaginou que existia. As palavras; pode desistir que não dá nem pra falar na rua. Vão pensar que é ofensa e arriscado até tomar processo.


O advogado de Lula quer cassar a ordem de prisão. O Zé Galinha condenado conseguiria cassar à sua ordem de prisão? Mas o ex-presidente tem ainda um outro recurso. Que é o “embargos de declaração”, que será julgado pela mesma Turma, ou juízes que o condenaram. Aonde que isso vai entrar na cabeça do brasileiro mais simples? “Segundo Pertence, advogado de Lula, que é ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), o entendimento no STF de que é possível executar a pena após condenação em segunda instância não torna a prisão nesses casos obrigatória”. Alguém pode explicar isso pro Zé Tonho? Difícil de entender.


“Ao final, o advogado de Lula fez três pedidos: para que seja cassada a ordem de prisão, ou que seja aguardada a análise de recurso especial que será interposto, ou que aguarde o julgamento do STF sobre as ações que discutem a prisão após condenação em segunda instância”. Se eu contar isso pro João Gorduroso, ele vai me perguntar: _ de que você está falando? Não entendo língua estrangeira _ .
Quando o pobre tem um problema na justiça vai ao Defensor Público para se defender. E se o pepino for grosso, nem o Defensor Público vai livrar da cadeia.
Se Lula só tem o apartamento dele em São Bernardo – SP, como está conseguindo pagar esse time de advogados célebres e famosos? Se  for o PT, quem sabe, pode ser.


É muito, mas muito dinheiro que está sendo gasto com advogados nesse julgamento. Claro, não vamos desmerecer os outros julgamentos de membros célebres e também famosos nessa operação Lava Jato.


Acho que vou deixar de ser jornalista e estudar Direito. Como jornalista, se denunciar, é processado, ou vai preso, ou é assassinado. Já o advogado pode defender o meliante que não é nenhuma apologia ao crime e nem será visto como comparsa. A defesa é um direito constitucional. O advogado é um profissional. E tendo clientes tubarões dispostos a gastarem fortunas pra não serem presos, um abraço.


É, dei mole aqui e João Gorduroso me deu uma cara de gato. Até mais.
Cimberley Cáspio
Cimberley Cáspio


Mensagens : 94
Data de inscrição : 24/01/2018

http://Antena Bibarrense de Notícias - caspiojornalista@gmail.co

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
MensagensUsuários registradosÉ o novo membro