Caçada ao Janjaweed!

Ir em baixo

Caçada ao Janjaweed!

Mensagem por Cimberley Cáspio em Ter 20 Mar - 23:10

Por Cimberley Cáspio

Após a segunda guerra mundial, autoridades nazistas foram presas, julgadas, condenadas à prisão, ou, à morte; outros nazistas foram caçados na Europa e na América. Alguns foram de forma cinematográfica sequestrados e levados a julgamento em Israel; outros conseguiram escapar, ou morreram antes do contato.


Enfim, a acusação aos nazistas referia-se ao genocídio de milhões de judeus, e todo ano, há uma data específica, em que os judeus celebram à memória dos mortos nos campos de concentração nazista na Europa em 1945. Justo, justíssimo.


Mas, e os mortos de Darfur, grande parte crianças, bebês, idosos, estupros, sequestro de crianças e morte pelo fogo em cabanas em chamas provocadas pela diabólica milícia do governo sudanês, Janjaweed (demônios montados a cavalo)? Também chegou ao alarmante número de 2 milhões, entre mortos e feridos gravemente, inclusive a golpes de facão, isso inclui crianças, bebês, mulheres e idosos.


Muito embora a ONU tenha todas as provas documentadas, e os governos sudaneses, Sudão e Sudão do Sul, neguem participação no genocídio, a comunidade internacional não tem dado tanta atenção. Por que será? São pretos e extremamente pobres? Não são judeus? O que está acontecendo? Os judeus são raça de primeira grandeza e os milhares de africanos mortos e feridos a golpes de facão são raça de quinta categoria? Vida de preto e africano é desprezível, a ponto da ONU não se dispor a iniciar uma caçada internacional aos membros da demoníaca milícia Janjaweed?


O filme Darfur: Deserto de Sangue, denuncia de forma clara, a prática covarde da milícia Janjaweed na ação nefasta de matar vidas indefesas, principalmente crianças maiores e bebês. A denúncia retratada no filme, é a realidade nua e crua dessa catástrofe humana. Em alguns casos, colocavam mulheres e crianças vivas dentro de uma cabana e incendiavam.  A água para  beber e cozinhar era envenenada. Tudo foi real.


E o curioso é que os Janjaweed não combatiam combatentes opostos armados, e só investiam contra cidadão indefesos. Genocídio aprovado e consentido pela autoridade sudanesa.


Todo esse genocídio por que? As tribos estavam assentadas em uma região rica em petróleo e outros minerais, e castigada pela seca e falta d’água. Mesmo assim, não sairiam dali, terra de seus ancestrais. Mas o governo sudanês sabia o que queria, e fez da forma mais trágica e cruel a remoção. Através dos Janjaweed e bombardeios aéreos com bombas químicas, exatamente isso, bombas químicas, sobre um povo indefeso, desarmado e despreparado pra qualquer tipo de ação guerrilheira, muitos morriam queimados por essas bombas, ou ficavam mutilados pro resto da vida. O objetivo do governo sudanês era fazer a remoção dessas tribos, independente do custo humano e moral. E com isso, as mulheres e crianças foram as maiores vítimas.


A ONU tem tentado uma intervenção em todo esse período, porém a China que importa o petróleo sudanês tem atrapalhado bastante e criado bloqueio, afinal de contas, uma intervenção internacional poderia atrapalhar os negócios de petróleo e minerais entre o governo chinês e sudanês. A ONU chegou enviar uma missão em 2014, mas fracassou.


Mas agora, o bloqueio chinês foi removido e forças internacionais já estão estacionadas perto da área em questão, inclusive o Brasil deve enviar uma força militar. Claro que a ONU tomará todo cuidado para não fracassar como aconteceu em 2014.


O título do texto é: caçada ao janjaweed! É isso que tem que acontecer! Os responsáveis diretos e indiretos no genocídio de Darfur, tem que ser presos, julgados, e condenados exemplarmente. E assim como a Alemanha paga até hoje uma verba anual à Israel, os governos do Sudão e Sudão do Sul, também devem ser obrigados a pagar uma verba por um loooongo tempo as tribos vitimadas no covarde conflito de Darfur.
avatar
Cimberley Cáspio


Mensagens : 94
Data de inscrição : 24/01/2018

Ver perfil do usuário http://Antena Bibarrense de Notícias - caspiojornalista@gmail.co

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum
MensagensUsuários registradosÉ o novo membro