TDC
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Brasil: segundo lugar no mundo em casos de lepra.

Ir para baixo

Brasil: segundo lugar no mundo em casos de lepra. Empty Brasil: segundo lugar no mundo em casos de lepra.

Mensagem por Cimberley Cáspio Sex 2 Fev - 13:32

Por Hospital São Lucas
 
O Rio Grande do Sul é o estado brasileiro com menor taxa de registro da doença, porém os dados nacionais trazem à tona uma preocupação com a proliferação da enfermidade
 
No último domingo de janeiro, é celebrado o Dia Mundial de Combate à Hanseníase. Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil teve uma queda de 37% no registro de novos casos. Porém, o país é considerado o segundo no mundo com mais incidências de hanseníase, ficando atrás apenas da índia.

Uma das doenças mais antigas do mundo, a hanseníase ainda é desconhecida por grande parte da população. Confundida com outras dermatites, a enfermidade tem cura e tratamento quando diagnosticada precocemente. Identificada por manchas avermelhadas na pele, em regiões com pouco ou nenhuma sensibilidade, a hanseníase pode afetar também os nervos periféricos, causando até paralisia nos membros.

Segundo o dermatologista do Hospital São Lucas da PUCRS, Luiz Carlos Campos, a hanseníase não é transmitida facilmente. “Aproximadamente 80% da população tem resistência contra o bacilo causador da doença. A transmissão é via oral, mas não em exposições esporádicas. Deve haver convivência com o doente”, explica.

Anos se passaram e a hanseníase, conhecida também como lepra, passou a ser uma doença tratável, e na maioria dos casos as chances de cura é de 100%. Desde a década de 60, a Organização Mundial da Saúde (OMS) passou a não utilizar o tratamento de isolamento para os casos. Hoje em dia, o portador da enfermidade pode obter o tratamento poliquimioterápico na rede pública, em todo mundo.
Cimberley Cáspio
Cimberley Cáspio


Mensagens : 94
Data de inscrição : 24/01/2018

http://Antena Bibarrense de Notícias - caspiojornalista@gmail.co

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
MensagensUsuários registradosÉ o novo membro